|
Posted: 13 Feb 2013 10:03 AM PST
Impressoras jato de tinta tornam a vida mais prática e também mais barata – ainda mais quando não há um grande volume de impressões. Comemorando os 25 anos da invenção da tecnologia, a nossa querida HP lança a série de impressoras mais rápida do mundo. São 70 páginas por minuto de texto colorido graças à linha Officejet Pro X que colocaram a HP no livro “Guinness”, aquele que registra recordes pelo mundo.
A HP investe muito pesado no desenvolvimento de novos produtos, como pude ver durante uma visita para jornalistas (paga pela empresa) ao centro de P&D em Boise, uma simpática e pequena cidade no estado de Idaho, Estados Unidos. Você sabia, por exemplo, que a companhia mantém registros de especificações e amostras de duzentos tipos de papeis vendidos nos Estados Unidos e exterior? Também mantém câmaras nas quais simulam cinco condições diferentes que combinam temperatura e umidade relativa do ar – para ter certeza que os documentos impressos permanecem com qualidades mínimas sem importar o local em que são armazenados. De acordo com o Xbit, a linha Officejet Pro X imprime as tais 70 páginas por minuto (ppm) com qualidade média de impressão. Não estamos falando de documentos impressos em modo de rascunho. A HP emprega uma forma diferente de construir impressoras de jato de tinta na qual a folha de papel se movimenta dentro do sistema. Os cartuchos não se mexem: conforme a folha passa, são fixados os conteúdos em preto e nas demais cores. As impressoras da linha Pro X são enormes. Mesmo. E pesam bastante. Não foram feitas para carregar de um lado para o outro a todo momento. O modelo mais simples com impressora custa a partir de 450 dólares, o que a coloca como opção mais em conta do que certos modelos de impressora a laser. Já a multifuncional custa a partir de 650 dólares e foi criada para pequenas e médias empresas. Novamente, de acordo com a fabricante, há redução de custo frente às alternativas em laser. Vídeo – HP Printing Tech Day |
|
Posted: 13 Feb 2013 08:34 AM PST
A Gartner publicou hoje mais um estudo sobre o mercado de celulares e smartphones. Sem surpresa, a pesquisa mostra que Samsung e Apple foram responsáveis pela maioria (52%) dos smartphones vendidos no último trimestre de 2012. Entre os sistemas operacionais, Android e iOS ainda estão na frente, mas a Microsoft tem o que comemorar: suas vendas aumentaram 124% em relação ao mesmo período de 2011.
Em 2012, a Samsung vendeu 384,6 milhões de celulares, incluindo feature phones e smartphones. A Nokia, que era líder de mercado, estacionou no segundo lugar com 333,9 milhões de aparelhos vendidos – uma bela redução em relação a 2011, quando as vendas passaram de 422 milhões. Segundo a Gartner, a Nokia até conseguiu melhorar sua situação com a linha Asha e os novos Lumia, mas isso não foi suficiente para que a finlandesa parasse de perder mercado.
Nokia ainda se sustenta no segundo lugar com os feature phones
No último trimestre de 2012, o Android estava em 144,7 milhões dos aparelhos vendidos (69,7%). O iOS, no distante segundo lugar, ficou com 43,5 milhões (20,9%). A BlackBerry está com 3,5%. Ela deverá ser passada pela Microsoft e seu Windows Phone, que estão crescendo num bom ritmo: as vendas passaram de 2,8 milhões no último trimestre de 2011 para 6,2 milhões no mesmo período de 2012.
Android é líder disparado
Vídeos: veja o Firefox OS e o Ubuntu Phone em açãoSamsung e Apple dominam mercado de smartphones; Windows Phone dobra número de vendas em um ano |
|
Posted: 13 Feb 2013 07:20 AM PST
Novidades diretamente da Noruega. O navegador Opera comunicou nessa semana a troca do atual motor de exibição de páginas Presto pelo WebKit e o Chromium. Aproveitaram ainda para comemorar a marca de 300 milhões de usuários mensais rodando Opera na soma de todas as plataformas (inclua aí smartphones, computadores, smart-TVs e tablets).
“300 milhões marcam a primeira volta, mas a corrida continua. Com este último número, experimentamos a mais rápida aceleração de crescimento que já tivemos. Agora é hora de aumentar a marcha para conquistar uma maior participação no mercado de smartphones”, diz Lars Boilesen, CEO da empresa Opera Software. Não para por aí. O próprio Boilesen também anuncia que, como estratégia para aumentar a participação em plataformas móveis, o Opera irá gradativamente implantar o motor open source WebKit e se basear no código do Chromium (navegador do Google), para inicialmente ser lançado nos dispositivos com Android e iOS. Mais tarde ele chega aos computadores (Windows, OS X da Apple e Linux). O primeiro passo realmente confirmado será uma amostra do Opera Mini para Android, a ser apresentado no Mobile World Congress que acontece de 25 a 28 de fevereiro em Barcelona, na Espanha. A estratégia da Opera faz o estilo “se não pode vencê-los, junte-se a eles”. Bom para desenvolvedores web, por agora ter um navegador a menos para testar compatibilidade. Bom para o Opera, que em breve estará em sintonia com os líderes de mercado e talvez não tão bom para os usuários mais fiéis do navegador. Mudanças na interface e na usabilidade podem ser afetadas, o Opera sempre teve por diferencial novidades que somente depois foram implantadas por seus concorrentes, mas ainda amarga a lanterninha entre os principais navegadores do mercado, com 1.65% de participação. Navegadores bem mais jovens, como o Chrome (33,08%), e de nicho, caso do Safari (7,33%), possuem participação bem mais relevante. Já em plataformas móveis, a história não é mais animadora. Todos os principais sistemas operacionais móveis (Android, iOS e Windows RT) já têm seus navegadores nativos liderando suas plataformas; inovação é um atrativo menor neste ambiente. Se o navegador norueguês conseguir manter o pioneirismo, que sempre foi sua marca mais conhecida, com a velocidade e participação no mercado de seus concorrentes, poderemos ter um verdadeiro rival de peso na briga dos browsers. Opera muda do motor próprio para o quase onipresente WebKit |
|
Posted: 13 Feb 2013 07:07 AM PST
Lançada exclusivamente no Netflix e com atores de peso, a série “House of Cards” já é a mais popular do serviço de streaming e tem segunda temporada confirmada. Será o começo das séries mais profissionais feitas inteiramente para a internet?
A informação foi dada por Ted Sarandos, vice-presidente de conteúdo da Netflix, no palco do evento “D: Dive Into Media”, nesta terça-feira (12). Segundo ele, a série que custou em torno de US$ 78 milhões para ser produzida (é o que dizem) é uma das mais populares no Netflix, em qualquer país em que ela está disponível, incluindo o Brasil. Por popular, entenda: é a série mais vista considerando a quantidade de espectadores e o total de horas assistidas.
Eu ainda não vi, mas quem viu disse que é bom
“House of Cards” estreou no Netflix no dia 1º de fevereiro em vários países, incluindo o Brasil, e já de cara liberou todos os 13 episódios da primeira temporada para quem quiser assistir, recebendo críticas positivas em vários meios. A segunda temporada está confirmada e as filmagens devem começar ainda este ano. O primeiro episódio de “House of Cards” está disponível gratuitamente, inclusive para quem não assina o Netflix, e pode ser assistido neste link. Com informações: Mashable. “House of Cards” é a série mais popular do Netflix |
|
Posted: 13 Feb 2013 06:50 AM PST
A Apple anunciou hoje uma atualização na sua linha de MacBooks. Os computadores portáteis da empresa e que também usam telas Retina ganharam processadores Intel mais novos e poderosos. E embora alguns modelos tenham recebido descontos nos preços, outros (leia-se: a maioria deles) também receberam aumentos consideráveis – e continuam com os processadores antigos.
O MacBook Pro de 13 polegadas com tela Retina e 256 GB de armazenamento agora tem um processador Intel Core i5 com clock de 2,6 GHz e será vendido por R$ 6.999,00 – o modelo com processador antigo custava R$ 8.299,00 na loja. Já o MacBook Pro com tela Retina e processador de 2,3 GHz continua sendo vendido na loja, R$ 1 mil mais barato que o modelo lançado hoje. Os modelos de MacBook sem tela Retina continuam sendo vendidos normalmente, e o modelo mais básico que antes custava R$ 3.999,00 agora é vendido por R$ 4.799,00. E agora também existem menos opções de configuração fechada. O MacBook Pro com 15 polegadas, 750 GB de armazenamento e Intel Core i7 com 2,6 GHz não é exibido mais. A loja mostra apenas mostra o Intel Core 2,3 GHz e 500 GB de armazenamento – embora ainda seja possível customizar o hardware para selecionar processadores e HDs mais potentes. Já os MacBooks Air continuam com a mesma configuração, apenas os preços mudaram – e não como gostaríamos. O único que recebeu um desconto no preço foi o MacBook Air de 13 polegadas com 256 GB: ele custa 300 reais a menos. Os dois modelos de MacBook Air de 11 polegadas ficaram entre 400 e 500 reais mais caros. O modelo de 13 com 128 GB foi o único que permaneceu custando R$ 4.999,00. Os novos MacBook Pro têm prazo de entrega variando entre 2 a 3 semanas, o que quer dizer que eles estão provavelmente em um contêiner a caminho do Brasil. Ou, mais realisticamente, parados na alfândega brasileira esperando a papelada burocrática ficar pronta. Dica do leitor André Terra. Valeu, André! Apple atualiza processadores dos MacBooks e faz dança das cadeiras com os preços |
|
Posted: 13 Feb 2013 05:06 AM PST
Aí tem coisa. No domingo, em pleno feriadão de Carnaval aqui no Brasil, o Wall Street Journal e o New York Times, dois tradicionais veículos dos EUA, afirmaram que a Apple está desenvolvendo um relógio inteligente com vidro curvado – chamado por alguns de "iWatch". Agora, a Bloomberg sustenta o rumor e, citando duas fontes "familiarizadas com os planos da empresa", revela que cerca de 100 pessoas trabalham no projeto.
O Wall Street Journal diz que a Apple está testando um dispositivo parecido com um relógio que executa algumas funções encontradas em smartphones. De acordo com uma fonte anônima, a Apple já teria discutido o projeto com a taiwanesa Hon Hai Precision Industry (mais conhecida como Foxconn), uma das principais fornecedoras de componentes da empresa de Cupertino. A publicação acrescenta que o dispositivo poderá receber e transmitir informações automaticamente, sem necessidade de interação do usuário, sendo "mais prático que smartphones e computadores em certas situações". Bruce Tognazzini, que é ex-funcionário da Apple (olha só!), havia publicado na semana passada suas ideias sobre um possível iWatch; ele acredita que o dispositivo poderia ser usado como meio de pagamento digital por NFC – o chip fica no relógio, não no iPhone. O New York Times, que publicou o rumor antes mesmo do Wall Street Journal, afirma que o relógio terá uma tela de vidro curvado e cita um possível fornecedor da tecnologia: a Corning, fabricante do famoso Gorilla Glass, que apresentou no ano passado o Willow Glass, um vidro resistente a arranhões que é flexível e extremamente fino. Duas pessoas disseram ao jornal que o iWatch deve rodar iOS. Até aí, já teríamos razões para acreditar que a Apple de fato está desenvolvendo o tal iWatch. Mas, por se tratar apenas de um projeto, o produto poderia não chegar nunca às prateleiras das lojas. Entretanto, a agências de notícias Bloomberg disse hoje que cerca de 100 pessoas estão trabalhando nele – é muita gente para ser apenas um mero "experimento" da Apple. Não dá para saber exatamente o que a Apple está planejando; o rumor de um relógio inteligente da maçã vem circulando há vários meses, mas só agora veículos importantes começaram a falar sobre o assunto. Vale lembrar que a LG havia apresentado há muito tempo, no distante ano de 2009, um relógio com touchscreen que fazia ligações (não, ele não fez sucesso). Também temos o Pebble e o Nike+ FuelBand com conceitos parecidos. Esperamos que a Apple não apresente apenas algo "mais do mesmo". A Apple, claro, não confirma nem nega o rumor. Rumor do dia: Apple está desenvolvendo iWatch com 100 profissionais |
Home
»
Unlabelled
»
Tecnoblog: Impressora mais rápida do mundo imprime 70 páginas por minuto (com qualidade média) (mais 5 notícias)
Tecnoblog: Impressora mais rápida do mundo imprime 70 páginas por minuto (com qualidade média) (mais 5 notícias)
- on
09:52
-
No comments
Postar um comentário