Tecnoblog: Impressora mais rápida do mundo imprime 70 páginas por minuto (com qualidade média) (mais 5 notícias)


Posted: 13 Feb 2013 10:03 AM PST
Impressoras jato de tinta tornam a vida mais prática e também mais barata – ainda mais quando não há um grande volume de impressões. Comemorando os 25 anos da invenção da tecnologia, a nossa querida HP lança a série de impressoras mais rápida do mundo. São 70 páginas por minuto de texto colorido graças à linha Officejet Pro X que colocaram a HP no livro “Guinness”, aquele que registra recordes pelo mundo.
Centro de P&D da HP em Boise
Centro de P&D da HP em Boise
A HP investe muito pesado no desenvolvimento de novos produtos, como pude ver durante uma visita para jornalistas (paga pela empresa) ao centro de P&D em Boise, uma simpática e pequena cidade no estado de Idaho, Estados Unidos. Você sabia, por exemplo, que a companhia mantém registros de especificações e amostras de duzentos tipos de papeis vendidos nos Estados Unidos e exterior? Também mantém câmaras nas quais simulam cinco condições diferentes que combinam temperatura e umidade relativa do ar – para ter certeza que os documentos impressos permanecem com qualidades mínimas sem importar o local em que são armazenados.
Officejet Pro X
Officejet Pro X
De acordo com o Xbit, a linha Officejet Pro X imprime as tais 70 páginas por minuto (ppm) com qualidade média de impressão. Não estamos falando de documentos impressos em modo de rascunho. A HP emprega uma forma diferente de construir impressoras de jato de tinta na qual a folha de papel se movimenta dentro do sistema. Os cartuchos não se mexem: conforme a folha passa, são fixados os conteúdos em preto e nas demais cores.
As impressoras da linha Pro X são enormes. Mesmo. E pesam bastante. Não foram feitas para carregar de um lado para o outro a todo momento. O modelo mais simples com impressora custa a partir de 450 dólares, o que a coloca como opção mais em conta do que certos modelos de impressora a laser. Já a multifuncional custa a partir de 650 dólares e foi criada para pequenas e médias empresas. Novamente, de acordo com a fabricante, há redução de custo frente às alternativas em laser.

Vídeo – HP Printing Tech Day

Impressora mais rápida do mundo imprime 70 páginas por minuto (com qualidade média)
Posted: 13 Feb 2013 08:34 AM PST
A Gartner publicou hoje mais um estudo sobre o mercado de celulares e smartphones. Sem surpresa, a pesquisa mostra que Samsung e Apple foram responsáveis pela maioria (52%) dos smartphones vendidos no último trimestre de 2012. Entre os sistemas operacionais, Android e iOS ainda estão na frente, mas a Microsoft tem o que comemorar: suas vendas aumentaram 124% em relação ao mesmo período de 2011.

Em 2012, a Samsung vendeu 384,6 milhões de celulares, incluindo feature phones e smartphones. A Nokia, que era líder de mercado, estacionou no segundo lugar com 333,9 milhões de aparelhos vendidos – uma bela redução em relação a 2011, quando as vendas passaram de 422 milhões. Segundo a Gartner, a Nokia até conseguiu melhorar sua situação com a linha Asha e os novos Lumia, mas isso não foi suficiente para que a finlandesa parasse de perder mercado.
Nokia ainda se sustenta no segundo lugar com os feature phones
Nokia ainda se sustenta no segundo lugar com os feature phones
Considerando apenas smartphones, Samsung e Apple são líderes. E nós temos um novo terceiro lugar: pela primeira vez num trimestre, a Huawei conseguiu passar gigantes como LG, Motorola e Sony. Na CES, a fabricante chinesa anunciou os poderosos Ascend D2 e Ascend Mate, o que dá uma sensação de marca "premium" e pode ajudar a aumentar as margens de lucro da empresa.
No último trimestre de 2012, o Android estava em 144,7 milhões dos aparelhos vendidos (69,7%). O iOS, no distante segundo lugar, ficou com 43,5 milhões (20,9%). A BlackBerry está com 3,5%. Ela deverá ser passada pela Microsoft e seu Windows Phone, que estão crescendo num bom ritmo: as vendas passaram de 2,8 milhões no último trimestre de 2011 para 6,2 milhões no mesmo período de 2012.
Android é líder disparado
Android é líder disparado
Nós já falamos isso várias vezes, e a Gartner também acha a mesma coisa: 2013 será o ano da ascensão do terceiro ecossistema. Eles acreditam que a disputa entre o Windows Phone e o BlackBerry, agora com novíssima versão, será mais intensa neste ano. Os novatos Tizen, Firefox OS, Ubuntu e Sailfish também deverão trabalhar para conquistar o público. O ano promete.

Vídeos: veja o Firefox OS e o Ubuntu Phone em ação

Se você gosta de números, mais informações sobre o estudo da Gartner estão disponíveis neste link.
Samsung e Apple dominam mercado de smartphones; Windows Phone dobra número de vendas em um ano
Posted: 13 Feb 2013 07:20 AM PST
Novidades diretamente da Noruega. O navegador Opera comunicou nessa semana a troca do atual motor de exibição de páginas Presto pelo WebKit e o Chromium. Aproveitaram ainda para comemorar a marca de 300 milhões de usuários mensais rodando Opera na soma de todas as plataformas (inclua aí smartphones, computadores, smart-TVs e tablets).
“300 milhões marcam a primeira volta, mas a corrida continua. Com este último número,  experimentamos a mais rápida aceleração de crescimento que já tivemos. Agora é hora de aumentar a marcha para conquistar uma maior participação no mercado de smartphones”, diz Lars Boilesen, CEO da empresa Opera Software.
Não para por aí. O próprio Boilesen também anuncia que, como estratégia para aumentar a participação em plataformas móveis, o Opera irá gradativamente implantar  o motor open source WebKit e se basear no código do Chromium (navegador do Google), para inicialmente ser lançado nos dispositivos com Android e iOS. Mais tarde ele chega aos computadores (Windows, OS X da Apple e Linux).
O primeiro passo realmente confirmado será uma amostra do Opera Mini para Android, a ser apresentado no Mobile World Congress que acontece de 25 a 28 de fevereiro em Barcelona, na Espanha.
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A estratégia da Opera faz o estilo “se não pode vencê-los, junte-se a eles”. Bom para desenvolvedores web, por agora ter um navegador a menos para testar compatibilidade. Bom para o Opera, que em breve estará em sintonia com os líderes de mercado e talvez não tão bom para os usuários mais fiéis do navegador.
Mudanças na interface e na usabilidade podem ser afetadas, o Opera sempre teve por diferencial novidades que somente depois foram implantadas por seus concorrentes, mas ainda amarga a lanterninha entre os principais navegadores do mercado, com 1.65% de participação. Navegadores bem mais jovens, como o Chrome (33,08%), e de nicho, caso do Safari (7,33%), possuem participação bem mais relevante.
Já em plataformas móveis, a história não é mais animadora. Todos os principais sistemas operacionais móveis (Android, iOS e  Windows RT)  já têm seus navegadores nativos liderando suas plataformas; inovação é um atrativo menor neste ambiente.
Se o navegador norueguês conseguir manter o pioneirismo, que sempre foi sua marca mais conhecida, com a velocidade e  participação no mercado de seus concorrentes, poderemos ter um verdadeiro rival de peso na briga dos browsers.
Opera muda do motor próprio para o quase onipresente WebKit
Posted: 13 Feb 2013 07:07 AM PST
Lançada exclusivamente no Netflix e com atores de peso, a série “House of Cards” já é a mais popular do serviço de streaming e tem segunda temporada confirmada. Será o começo das séries mais profissionais feitas inteiramente para a internet?

A informação foi dada por Ted Sarandos, vice-presidente de conteúdo da Netflix, no palco do evento “D: Dive Into Media”, nesta terça-feira (12). Segundo ele, a série que custou em torno de US$ 78 milhões para ser produzida (é o que dizem) é uma das mais populares no Netflix, em qualquer país em que ela está disponível, incluindo o Brasil. Por popular, entenda: é a série mais vista considerando a quantidade de espectadores e o total de horas assistidas.
Eu ainda não vi, mas quem viu disse que é bom
Eu ainda não vi, mas quem viu disse que é bom
E o que significa isso, em termos de números? Ted Sarandos decidiu não revelar, comentando apenas que o Netflix não pode ser comparado à TV tradicional, já que o serviço não exibe comerciais e portanto os números não servem para fins de propaganda. Ou seja, é difícil definir o “ibope” do Netflix pelos padrões da TV comum.
“House of Cards” estreou no Netflix no dia 1º de fevereiro em vários países, incluindo o Brasil, e já de cara liberou todos os 13 episódios da primeira temporada para quem quiser assistir, recebendo críticas positivas em vários meios. A segunda temporada está confirmada e as filmagens devem começar ainda este ano.
O primeiro episódio de “House of Cards” está disponível gratuitamente, inclusive para quem não assina o Netflix, e pode ser assistido neste link.
Com informações: Mashable.
“House of Cards” é a série mais popular do Netflix
Posted: 13 Feb 2013 06:50 AM PST
A Apple anunciou hoje uma atualização na sua linha de MacBooks. Os computadores portáteis da empresa e que também usam telas Retina ganharam processadores Intel mais novos e poderosos. E embora alguns modelos tenham recebido descontos nos preços, outros (leia-se: a maioria deles) também receberam aumentos consideráveis – e continuam com os processadores antigos.
MacBooks com novos processadores na loja: preço ainda no alto.
MacBooks com novos processadores na loja: preço ainda no alto.
O MacBook Pro de 13 polegadas com tela Retina e 256 GB de armazenamento agora tem um processador Intel Core i5 com clock de 2,6 GHz e será vendido por R$ 6.999,00 – o modelo com processador antigo custava R$ 8.299,00 na loja. Já o MacBook Pro com tela Retina e processador de 2,3 GHz continua sendo vendido na loja, R$ 1 mil mais barato que o modelo lançado hoje.
Os modelos de MacBook sem tela Retina continuam sendo vendidos normalmente, e o modelo mais básico que antes custava R$ 3.999,00 agora é vendido por R$ 4.799,00. E agora também existem menos opções de configuração fechada. O MacBook Pro com 15 polegadas, 750 GB de armazenamento e Intel Core i7 com 2,6 GHz não é exibido mais. A loja mostra apenas mostra o Intel Core 2,3 GHz e 500 GB de armazenamento – embora ainda seja possível customizar o hardware para selecionar processadores e HDs mais potentes.
MacBook Air: o preço não é tão leve quanto o nome.
MacBook Air: o preço não é tão leve quanto o nome.
Já os MacBooks Air continuam com a mesma configuração, apenas os preços mudaram – e não como gostaríamos. O único que recebeu um desconto no preço foi o MacBook Air de 13 polegadas com 256 GB: ele custa 300 reais a menos. Os dois modelos de MacBook Air de 11 polegadas ficaram entre 400 e 500 reais mais caros. O modelo de 13 com 128 GB foi o único que permaneceu custando R$ 4.999,00.
Os novos MacBook Pro têm prazo de entrega variando entre 2 a 3 semanas, o que quer dizer que eles estão provavelmente em um contêiner a caminho do Brasil. Ou, mais realisticamente, parados na alfândega brasileira esperando a papelada burocrática ficar pronta.
Dica do leitor André Terra. Valeu, André!
Apple atualiza processadores dos MacBooks e faz dança das cadeiras com os preços
Posted: 13 Feb 2013 05:06 AM PST
Aí tem coisa. No domingo, em pleno feriadão de Carnaval aqui no Brasil, o Wall Street Journal e o New York Times, dois tradicionais veículos dos EUA, afirmaram que a Apple está desenvolvendo um relógio inteligente com vidro curvado – chamado por alguns de "iWatch". Agora, a Bloomberg sustenta o rumor e, citando duas fontes "familiarizadas com os planos da empresa", revela que cerca de 100 pessoas trabalham no projeto.

Wall Street Journal diz que a Apple está testando um dispositivo parecido com um relógio que executa algumas funções encontradas em smartphones. De acordo com uma fonte anônima, a Apple já teria discutido o projeto com a taiwanesa Hon Hai Precision Industry (mais conhecida como Foxconn), uma das principais fornecedoras de componentes da empresa de Cupertino.
A publicação acrescenta que o dispositivo poderá receber e transmitir informações automaticamente, sem necessidade de interação do usuário, sendo "mais prático que smartphones e computadores em certas situações". Bruce Tognazzini, que é ex-funcionário da Apple (olha só!), havia publicado na semana passada suas ideias sobre um possível iWatch; ele acredita que o dispositivo poderia ser usado como meio de pagamento digital por NFC – o chip fica no relógio, não no iPhone.
iWatch: agora vai?
iWatch: agora vai?
New York Times, que publicou o rumor antes mesmo do Wall Street Journal, afirma que o relógio terá uma tela de vidro curvado e cita um possível fornecedor da tecnologia: a Corning, fabricante do famoso Gorilla Glass, que apresentou no ano passado o Willow Glass, um vidro resistente a arranhões que é flexível e extremamente fino. Duas pessoas disseram ao jornal que o iWatch deve rodar iOS.
Até aí, já teríamos razões para acreditar que a Apple de fato está desenvolvendo o tal iWatch. Mas, por se tratar apenas de um projeto, o produto poderia não chegar nunca às prateleiras das lojas. Entretanto, a agências de notícias Bloomberg disse hoje que cerca de 100 pessoas estão trabalhando nele – é muita gente para ser apenas um mero "experimento" da Apple.
Não dá para saber exatamente o que a Apple está planejando; o rumor de um relógio inteligente da maçã vem circulando há vários meses, mas só agora veículos importantes começaram a falar sobre o assunto. Vale lembrar que a LG havia apresentado há muito tempo, no distante ano de 2009, um relógio com touchscreen que fazia ligações (não, ele não fez sucesso). Também temos o Pebble e o Nike+ FuelBand com conceitos parecidos. Esperamos que a Apple não apresente apenas algo "mais do mesmo".
A Apple, claro, não confirma nem nega o rumor.
Rumor do dia: Apple está desenvolvendo iWatch com 100 profissionais

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