Em mãos: Android 4.2 Jelly Bean (mais 6 notícias)


Em mãos: Android 4.2 Jelly Bean (mais 6 notícias)

Link to Tecnoblog

Posted: 14 Nov 2012 11:04 AM PST

Android 4.2: um novo sabor do Jelly Bean
Pouco mais de quatro meses após anunciar o Android 4.1, o Google chega com mais uma atualização relevante no Android. O nome continua o mesmo: nada de Key Lime Pie, a versão 4.2 ainda se chama Jelly Bean. Mas não é por isso que você deve ignorar esta atualização: vários recursos novos e melhorias em aplicativos nativos devem melhorar a sua experiência de uso. Nos próximos parágrafos você descobre quais são essas novidades.

Tela de bloqueio

A primeira mudança que você perceberá após instalar o Android 4.2 está na tela de bloqueio. Antes ela servia basicamente para ver as horas e não fornecia mais nenhuma informação muito útil. Agora a tela de bloqueio é capaz de exibir widgets. Isso significa que você poderá consultar rapidamente seus emails, compromissos ou mensagens de texto, sem precisar desbloquear o celular.
lockscreen-1 lockscreen-2 lockscreen-3 lockscreen-4
Para visualizar os vários widgets, basta deslizar a tela para os lados. Cada tela exibe apenas um widget, que pode estar no modo compacto (ocupa só a parte superior da tela) ou no modo expandido (ocupa toda a tela). Por enquanto só existem quatro widgets (Gmail, Google Agenda, Mensagens e Relógio digital), mas o Google afirma que é possível adaptar facilmente um widget para rodar na tela de bloqueio, logo, essa lista deve aumentar à medida que os desenvolvedores atualizarem seus aplicativos.
O comportamento do botão de desbloqueio mudou em relação ao Android 4.1. Antes ele poderia ser deslizado em três direções: para cima (iniciava o Google Now), para o lado esquerdo (abria a câmera) ou para o lado direito (desbloqueava a tela). Agora o botão desbloqueia a tela em qualquer direção. O Google Now está acessível por um pequeno botão na barra inferior e a câmera pode ser vista deslizando a tela de bloqueio para a direita.

Painel de configurações rápidas: útil, mas limitado

Painel de configurações rápidas

A central de notificações continua a mesma, mas há um pequeno botão no canto superior direito que abre um painel de configurações rápidas. Esse painel também pode ser acessado deslizando dois dedos para baixo.
O painel exibe informações sobre o estado do aparelho e permite configurar o brilho da tela, ativar o Bluetooth ou ver o horário do próximo alarme, por exemplo. Mas ele funciona um pouco diferente da barrinha que os fabricantes incluem em suas personalizações.
Tocar no ícone de Wi-Fi abre uma lista com as redes sem fio, em vez de simplesmente ativar ou desativar a conexão. O mesmo acontece com o ícone de Bluetooth, que abre uma tela com os dispositivos próximos a você. O Google poderia oferecer uma opção para modificar esses comportamentos padrões.

Câmera, Photo Sphere e Galeria

O aplicativo de câmera tem uma interface nova. Agora não é mais necessário abrir o menu lateral para ativar o flash ou mexer no balanço de branco da câmera, por exemplo. Basta tocar e segurar com o dedo na tela: um menu em formato de disco aparecerá e permitirá que você altere as configurações rapidamente. Bem mais prático.

Novo menu de configurações da câmera
A maior novidade da câmera é o Photo Sphere, que gera fotos panorâmicas navegáveis em 360º — o Android já conseguia fazer imagens panorâmicas, mas apenas na direção horizontal ou vertical, assim como a maioria dos smartphones. O Photo Sphere é praticamente um Street View que cabe dentro do seu bolso e funciona de maneira semelhante ao Photosynth, da Microsoft.

Photo Sphere é legalzinho, mas as fotos podem não ficar muito boas
Tirar fotos com o Photo Sphere é bem fácil: basta apertar o botão para começar a captura e mover lentamente a câmera para os lados — o aplicativo irá tirar fotos automaticamente. Os algoritmos do Photo Sphere se encarregam de corrigir imperfeições e ângulos. Infelizmente, o resultado é decepcionante: frequentemente, objetos aparecem duplicados, partes da imagem ficam distorcidas e construções aparecem cortadas. Poderia ser melhor.

Filtros, bordas, ferramentas e vários ajustes na galeria do Android 4.2
A galeria do Android 4.2 inclui um botão que dá acesso aos efeitos de imagem — você pode adicionar filtros a sua foto (como no Instagram), além de adicionar bordas, recortar a imagem ou fazer pequenas edições, como alterar a nitidez ou ajustar o contraste.

Relógio, cronômetro e contador regressivo

Aposto que você estranhou quando mexeu um smartphone com Android pela primeira vez e não encontrou um cronômetro, função que até o Nokia tijolão tinha. Esse problema finalmente foi resolvido, após mais de cinco anos de desenvolvimento: o Android 4.2 agora tem cronômetro e contador regressivo no aplicativo Relógio. E eles ficaram lindos.
relogio-2 relogio-1 relogio-3 relogio-4
Além de exibir a hora local, também é possível configurar o aplicativo Relógio para mostrar horários de várias cidades do mundo — você pode adicionar quantos fusos horários quiser. A interface do alarme ganhou uma interface totalmente renovada e ficou bem agradável.

Teclado com escrita por gestos

Uma das capacidades bacanas do Android é permitir que você troque seu método de entrada — em vez de usar o teclado nativo do sistema, é possível instalar teclados mais eficientes, como o SwiftKey e o Swype. Mas agora esses aplicativos não serão mais tão necessários: o Android 4.2 possui um novo teclado que inclui uma tecnologia semelhante a do Swype.

Teclado estilo Swype agora é padrão no Android
No Android 4.2, você pode digitar pelo método tradicional (tocando tecla por tecla) ou deslizando o dedo pela tela (escrita por gestos). O novo teclado é bastante preciso e, talvez por vir nativamente no Android, roda muito bem — não há travadinhas ou lentidões ocasionais. Antes mesmo de você terminar de deslizar o dedo pela tela, o teclado sugere uma palavra (e muitas vezes acerta). Se a palavra estiver correta, tire o dedo da tela e ela aparecerá magicamente.
O dicionário do teclado do Android 4.2 parece ser bem eficiente, já que eu não tive muitos problemas com palavras não reconhecidas. Ele também inclui nomes de contatos da sua agenda — o teclado reconheceu facilmente os nomes “Thássius” e “Mobilon”, por exemplo.

Google Now mais inteligente

Muitas pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de mexer em um aparelho com Android 4.1 ou superior não sabem exatamente o que é o Google Now — alguns dizem que ele é a “Siri do Google”, o que acaba criando confusão, então vale a pena esclarecer algumas dúvidas. Sim, o Google Now possui reconhecimento de voz e responde às suas perguntas (apenas em inglês), mas a parte que eu acho mais legal é justamente a que não diz nada.
A parte silenciosa do Google Now é um assistente pessoal que funciona surpreendentemente bem, em português e no Brasil. Ele mostra informações úteis de acordo com o que você faz nos serviços do Google, além de usar o GPS do smartphone para monitorar seu comportamento. Quer alguns exemplos?
  • Você está próximo a um ponto de ônibus? O Google Now exibe as linhas que passam por esse ponto e os horários estimados dos próximos ônibus. Em São Paulo, funciona muito bem.
  • Marcou um compromisso fora no Google Calendar? O Google Now mostra um pequeno mapa até o local e o horário que você deve sair de casa para não chegar atrasado, inclusive considerando o congestionamento no trajeto.
  • Pesquisou por um endereço no Google a partir do seu computador? Ele aparecerá no Google Now, junto com um mapa e o tempo estimado para chegar até o local.
  • Está viajando para outro país? O Google Now exibe informações sobre o fuso horário, a conversão da moeda, o clima e, em alguns casos, dados sobre o seu voo.

Google Now nem precisa falar para ser útil
Você não precisa fazer nada. O Google Now funciona automaticamente com base nos seus comportamentos, basta usar os serviços do Google naturalmente (e não ter medo de estar sendo monitorado o tempo todo). Após alguns dias ou semanas de uso, ele descobrirá onde fica sua residência ou local de trabalho. Quando seu expediente estiver acabando, ele mostrará um mapa informando quanto tempo levará para você chegar em casa. É bem útil.
No Android 4.2, o Google Now também é capaz de exibir informações sobre reservas em restaurantes, confirmação de reserva do hotel e informações sobre a sua compra, analisando suas mensagens do Gmail — mas esses recursos provavelmente não funcionarão no Brasil.

Daydreams são screensavers dinâmicos que você provavelmente não vai usar

Outras novidades

O Android 4.2 também possui outras novidades, sem tanto destaque quanto as anteriores. Uma delas é o Daydream, uma espécie de screensaver dinâmico que pode aparecer sempre que você conecta o aparelho no carregador ou numa dock. Cinco daydreams vêm com o Android: Relógio, Cores, Currents (aplicativo de notícias do Google), Porta-retrato e Tabela de fotos. Pode ser útil para transformar seu tablet num porta-retrato digital super caro.
O Google promete um Android mais fluído, mas eu não notei muita diferença — isso foi mais perceptível com a atualização do 4.0 para o 4.1, devido ao Project Butter. Também há melhorias de segurança: aplicativos instalados de fora da Play Store passam uma uma verificação antimalware e o envio de mensagens para “números premium” é bloqueado.

Vale a pena?

Diferentemente da atualização do Android 2.3 para o Android 4.0, que trouxe inúmeros recursos novos e deixou o Android muito melhor, o Android 4.2 é bem mais simples em termos de novidades. Ele certamente está melhor que o Android 4.1, mas não é uma atualização essencial, logo, não fique xingando muito no Twitter ou perdendo fios de cabelo caso o fabricante do seu aparelho não disponibilize a atualização.
Além de não trazer novidades que fazem os olhos brilharem, alguns recursos do novo Jelly Bean precisam de melhorias. O Photo Sphere ainda está bem ruim, gerando imagens imprecisas e distorcidas — o Google precisa fazer melhorias no algoritmo. O painel de configurações rápidas é bacana, mas soluções usadas pelos fabricantes (como o painel da Motorola, no RAZR i) parecem mais funcionais. Outras novidades já estavam disponíveis em aplicativos de terceiros, que fazem muito bem a tarefa.
Se você possui um Nexus S ou Motorola Xoom, que ficarão parados no Android 4.1.2, não fique triste: você não perderá muita coisa. Quem possui um Galaxy Nexus com ROM padrão (também conhecido como takju) já está recebendo a atualização over the air — se ela ainda não apareceu por aí, deve chegar em breve. Até o momento, nenhum fabricante anunciou seus planos de atualização para o Android 4.2.
Posted: 14 Nov 2012 10:57 AM PST
A startup americana Elliptic Labs anunciou hoje a disponibilidade do kit de desenvolvimento para um sistema de controle de computadores com Windows 8. Esse sistema usa ultrassom para detectar gestos e permitir que um usuário interaja com um equipamento de forma similar a um conhecido filme de ficção científica. Isso mesmo, Minority Report chegou ao Windows 8.
O sistema se chama Ultrasonic Touchless Interaction e segundo a empresa traz muitas vantagens em relação aos atuais e imprecisos métodos de detecção de movimentos que usam câmeras. Dentre as vantagens estão a economia de energia: o ultrassom consome 95% menos eletricidade do que os detectores de gestos com câmeras. No vídeo abaixo, que não passa de um conceito do que o sistema é capaz de fazer em um notebook que rodar Windows 8, são demonstrados alguns dos gestos possíveis.
A expectativa da Elliptic Labs é de que no ano que vem os primeiros computadores com o sistema estejam à venda no mercado. Mas para isso a empresa precisa fechar acordos com as fabricantes e torcer para que elas acreditem no potencial da tecnologia: cada equipamento precisa ter 8 microfones e 2 a 6 transdutores para que o ela funcione.
Eu já vi minha dose de vaporware na web, então sei que as chances de um produto conceito virar realidade são poucas. Mas vendo o que esse sistema é capaz de fazer, não duvido que a Microsoft compre a empresa e faça um acordo com as fabricantes para implementá-lo nos computadores com a mais nova versão do Windows.
Com informações: Engadget. Dica do Sergio Virgílio, Valeu!
Posted: 14 Nov 2012 10:05 AM PST
A Motorola e Microsoft irão aos tribunais americanos hoje tentar resolver sua longa disputa de patentes. Para quem não lembra, a fabricante do Windows foi acusada há alguns meses de se aproveitar da Motorola sem pagar as devidas licenças. E para resolver todos os problemas, a Motorola pede pelo menos 2,25% de toda a receita de produtos que usam tais patentes – o que agora inclui o Surface.

O pedido de inclusão dos novos (e futuros) produtos da Microsoft foi feita hoje pelos advogados da Motorola. Eles acreditam que a patente envolvendo WiFi 802.11 é “essencial para o funcionamento do Surface” pois o tablet não tem conexão de dados ou Ethernet.
A Microsoft, por sua vez, acha que o valor é alto demais. Segundo os advogados da empresa, se eles aceitassem o percentual sugerido pela Motorola, isso significaria pagar US$ 4 bilhões por ano apenas em royalties das patentes. Eles lembraram da promessa da Motorola de licenciar as patentes essenciais a uma taxa de royalties “justa e razoável”, algo que não parece que está sendo cumprido.
Em um processo aberto na Alemanha, a Motorola acusou a Microsoft de infração das mesmas patentes em produtos como o Internet Explorer, Xbox 360 e Windows 7. O processo nos EUA, onde as acusações são as mesmas e ambos os lados prometem convocar especialistas de patentes, deve continuar até a semana que vem.
Com informações: Seattle Times.
Posted: 14 Nov 2012 08:58 AM PST
Na manhã dessa quarta (14) o Skype teve uma vulnerabilidade séria divulgada. Ela permitia que qualquer pessoa tomasse posse da conta de qualquer usuário desde que soubesse qual email atrelado aquela conta. Após desabilitar a redefinição de conta para todo mundo, o Skype anunciou agora há pouco que essa falha foi corrigida.
Login no Skype para desktop
Ao The Next Web, a empresa confirma que o uso de endereços de emails repetidos era um dos pontos que permitia a vulnerabilidade ser explorada. O Skype continua, dizendo que “está entrando em contato com um pequeno grupo de pessoas que pode ter sido afetado” e afirma que nem todas as contas poderiam ser roubadas – algo que foi negado pelo TNW.
Sobre o processo de roubo de contas, que foi testado pelo TNW mas não foi revelado em detalhes, o site diz ainda que poderia ser automatizado já que levava apenas cerca de dois minutos para conseguir acesso a uma conta. E se essa falha já era conhecida há pelo menos dois meses, é provável que o número de usuários seja bem maior do que “um pequeno grupo”. Mas nunca saberemos ao certo.
Vale lembrar que a Microsoft anunciou a compra do Skype em meados de maio de 2011, mas foi apenas em outubro do mesmo ano que a compra foi concluída. Desde então a empresa contratou 400 novos funcionários apenas para a divisão do Skype, então mão de obra para encontrar e resolver problemas não falta.
Posted: 14 Nov 2012 07:17 AM PST
Os finlandeses da Nokia anunciaram na terça-feira o lançamento do Here (“aqui” em língua inglesa), serviço de mapas que deverá dar as caras não só no Windows Phone adotado pelos produtos da companhia, como também em dispositivos equipados com Android, iOS e, olha lá, Firefox OS.
O serviço usa a tecnologia da Navteq, companhia com mais de 20 anos de experiência, adquirida pela Nokia em 2007 por 8,1 bilhões de dólares. Os mapas da empresa já são amplamente usados, adotados no Nokia Maps, Windows Phone, serviços do Yahoo, tablets da Amazon e nos aparelhos de GPS da Garmin, que domina 80% do mercado global de fornecimento de sistemas de localização para fabricantes de veículos.
Here informa pontos de interesse próximos
Here informa pontos de interesse próximos
De acordo com a companhia, as armas do serviço para enfrentar concorrentes como o Google Maps são mapas mais precisos, o alto volume de dados coletados sobre locais e imagens de ruas em 3D.
Para enfrentar os mapas da Apple… Bom, a Nokia oferece mapas de verdade no serviço recém-anunciado.
O Here poderá ser baixado para iOS e Android em breve em suas respectivas lojas de aplicativos. Como era de se esperar, os donos de aparelhos Lumia têm à disposição o LiveSight, “mapa 3D altamente preciso”. A versão para Firefox OS ainda está em desenvolvimento.
Posted: 14 Nov 2012 05:22 AM PST
Nesta semana, a Apple abriu novas vagas de emprego que sugeriam a instalação de uma loja de varejo própria no Brasil. Entre as 12 novas funções, estavam cargos como Líder de Loja, Gerente, Encarregado de Estoque e Genius. Não deu outra: a Apple confirmou ontem que realmente está planejando abrir sua primeira Apple Store no Brasil, mais especificamente na cidade do Rio de Janeiro.

Em declaração ao Globo, a Apple revelou: “Aguardamos ansiosos pela abertura da primeira Apple Store no Brasil, onde já temos clientes de longa data e esperamos conquistar muitos outros a cada dia. Mal podemos esperar para oferecer a experiência única de varejo da Apple para as pessoas do Rio de Janeiro e aos clientes de toda região”. Apenas isso. Ainda não há informações sobre data de inauguração ou local específico.

Apple Store em Nova York, na Quinta Avenida
O Felipe Ventura, do Gizmodo Brasil, acredita que a futura Apple Store carioca estará localizada no Shopping VillageMall, que fica na Barra da Tijuca e tem inauguração marcada para a segunda quinzena de novembro. O shopping será formado por lojas de grifes famosas, e pode ser que a Apple decida vender seus computadores, gadgets e acessórios neste mesmo local — afinal, preço de grife os produtos já têm.
Mais detalhes sobre a primeira Apple Store brasileira devem ser revelados por Tim Cook, Phil Schiller e o resto da turma no evento de lançamento do futuro iPhone ou iPad, que deve acontecer no segundo semestre de 2013. Até lá, você pode visitar as Apple Premium Resellers, que vendem exclusivamente produtos da maçã e estão em várias cidades do país.
Quem visita uma Apple Store no exterior (elas estão espalhadas em 14 países) geralmente gosta da experiência, logo, se a empresa conseguir replicar o mesmo modelo na loja carioca, pode ser que a maçã ganhe mais clientes fiéis por aqui. Só não espere preços baixos por estar comprando “diretamente da Apple” — a Apple Store online já acabou com essa esperança quando lançou o iPhone 4S de 16 GB por R$ 2.599 em 2011.
Cariocas e paulistanos: não briguem, ok?
Posted: 14 Nov 2012 03:53 AM PST
A enorme atenção que o Skype tem recebido nos últimos dias pode até servir de publicidade gratuita para a Microsoft, mas também provocou a divulgação de uma séria falha de segurança no programa. A vulnerabilidade, já relatada em fóruns de discussão russos há alguns meses, permite que qualquer pessoa rouba uma conta do Skype desde que ela saiba o email cadastrado.

O The Next Web testou a vulnerabilidade com sucesso e relatou o problema ao Skype. Segundo eles, o problema está no método como o programa gerencia a criação de novas contas com endereços de emails já cadastrados junto com o sistema de redefinição de senha.
Quando um usuário digita um email já cadastrado ao tentar criar uma nova conta no aplicativo od Skype, o serviço envia para esse endereço uma mensagem com o username para lembrar o usuário que ele já tem cadastro. Mas no programa, o usuário fazendo o cadastro também recebe a opção de redefinir a senha da conta ligada àquele email, o que permite que ele tome controle dessa conta.
Pouco depois de saber do problema a equipe responsável pelo Skype dentro da Microsoft desativou o link de redefinição de senhas, como precaução. A empresa disse, em um post no blog oficial, que “está investigando esse problema” e pede desculpas pela inconveniência.
Não se sabe quanto tempo a vulnerabilidade existe, mas os primeiros indícios de sua existência nos tais fóruns russos há pelo menos dois meses.

Postar um comentário