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Posted: 19 Jun 2013 03:46 PM PDT
A gigante das impressoras 3D Stratasys anunciou hoje a compra da MakerBot por US$ 403 milhões. Isso não deve mudar nada na marca MakerBot, mas a Stratasys pode usar o conhecimento no mercado para aumentar os negócios – e isso pode significa mais lojas, fábricas e escritórios.
Não se sinta mal se não souber muito sobre a Stratasys. A empresa, com base em Minnesota, passou os últimos 33 anos se especializando na parte comercial da prototipagem rápida, vendendo sistemas por US$ 100.000. Eles tentaram várias vezes entrar no mercado de consumo, especialmente a partir de 2010, quando fecharam parceria com a HP para criar e distribuir uma linha de impressoras 3D para desktops. O acordo foi encerrado em agosto passado, após apenas dois anos. E em abril deste ano, eles se juntaram à startup israelense de impressão 3D Objet, que fabrica uma impressora que usa vários materiais para impressão (incluindo papel). Após o acordo de US$ 1,4 bilhões entre Objet e Stratasys, a MarkerBot representava uma das duas empresas remanescentes que poderiam competir no mercado de impressores para desktop – e a Stratasys acabou com isso. A aquisição provavelmente não é muito surpreendente, considerando o objetivo de expansão da MakerBot. Em abril, a empresa abriu uma nova fábrica em Nova York para atender a demanda pela Replicator 2 (veja um tour pela fábrica abaixo). E hoje, o fundador da MakerBot, Bre Pettis, confirmou os planos de crescimento. “Nós temos um modelo agressivo de expansão, e a parceria com a Stratasys vai nos ajudar a atingir nosso objetivo e possibilitar que pessoas imprimam coisas usando a MakerBot, e isso permitirá levar a tecnologia de impressão 3D para mais pessoas.” De acordo com o anúncio, a MakerBot vai continuar funcionando com a sua marca e direcionamento próprio, mas vai ter que compartilhar o que seus representantes chamam de “propriedade intelectual e conhecimento técnico”. |
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Posted: 19 Jun 2013 03:05 PM PDT
Aos poucos, o compartilhamento de vídeos se tornou uma parcela do nosso uso diário das redes sociais. Desde o lançamento do Vine, competidores estão surgindo para ganhar um espaço nesse novo mercado. Entre eles, aparentemente, está o campeão do compartilhamento de imagens, o Instagram, que pode adicionar os vídeos ao seu arsenal ainda neste mês. E ele pode superar o Vine – eis alguns motivos para isso:
FiltrosO Instagram transformou o compartilhamento de fotos ao popularizar filtros que alteram a cor, textura e foco. Você pode gostar ou não deles, mas não há como questionar a contribuição do Instagram para tornar coisas mundanas tão bonitas. Vídeos amadores são tremidos e sem graça, e o Instagram poderia ajudar a melhorá-los com a adição de filtros. Usando imagens gravadas anteriormenteSe você quiser postar um vídeo no Vine, precisará gravar no app do Vine. Você não pode pegar vídeos guardados no seu smartphone, e isso limita bastante e torna a experiência um pouco frustrante. Isso significa que você não pode editar os arquivos em outros apps, ou usar material gravado em outras câmeras. O Instagram poderia abrir as portas para conteúdo de outro lugar, como já faz com fotos, dando mais opções e flexibilidade para os usuários.Website dedicadoDemorou um pouco para o Instagram tornar as bibliotecas de imagens dos usuários disponíveis fora dos apps. Atualmente, o conteúdo do Vine só pode ser visto dentro dele, ou incorporado ao Twitter ou outro site. As pessoas adoram centralizar a visualização de arquivos de mídia, e o Instagram faria muito bem se colocasse os vídeos na sua versão para desktop. Exportar como um GIFNão é provável que isso aconteça. mas a opção de exportar o vídeo (ou uma parte dele) como um pequeno GIF animado seria ótima. Atingiria todo o público obcecado por GIFs na internet, e criaria um arquivo extremamente portátil.Opções de ediçãoO Vine criou uma forma bastante criativa de criar vídeos com vários cortes usando apenas seu dedo e restrição de tempo de 6 segundos. É bem legal ver os usuários usando a imaginação ao encontrar a limitação do que você pode criar. Mas é muita limitação. O Instagram nunca teve um nível muito alto de customização, mas ele poderia aumentar um pouco o que o Vine oferece em termos de edição e opções de gravação – talvez uma forma de reorganizar ou cortar as cenas.O Instagram precisaria ter cuidado para não prejudicar a experiência de usuário, mas frequentemente opções simples têm o potencial de abrir portões para novos e interessantes vídeos. Menos fragmentaçãoO Instagram já conta com uma gigantesca base de usuários. E, como parte do Twitter, o Vine teoricamente deveria ter acesso a uma base similar. Mas não é isso que acontece – Twitter e Vine são duas experiências diferentes em dois apps diferentes. Se o Instagram lançar um produto decente, muitos vão usá-lo no lugar do Vine simplesmente pela comodidade de já usarem o Instagram e não gostarem da ideia de ter que acompanhar mais um serviço, mais um app. |
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Posted: 19 Jun 2013 02:24 PM PDT
Mais surpreendente do que a tarifa de ônibus e metrô em São Paulo finalmente diminuir, parece que a Microsoft também vai recuar da sua posição severa em relação às políticas polêmicas por trás do Xbox One. Agora vai?
Leia mais: http://www.kotaku.com.br/xbox-one-microsoft-drm-update-politica/ |
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Posted: 19 Jun 2013 01:43 PM PDT
Se você ainda acreditava que conseguiria acessar os dados guardados no Megaupload, desista. Segundo Kim Dotcom, petabytes de dados de usuários foram apagados dos servidores do Megaupload.
A LeaseWeb – empresa dinamarquesa responsável por parte da hospedagem do Megaupload – apagou os arquivos em fevereiro, mas não tinha falado nada até agora. Quantos servidores foram apagados e quantos dados foram perdidos não foi divulgado, mas Dotcom faz parecer que foi bastante. Ele sabe ser dramático. “Este é o maior massacre de dados da história da Internet e foi causado pelo governo dos Estados Unidos, pelo Departamento de Justiça e pela LeaseWeb”, ele disse no Twitter. This is the largest data massacre in the history of the Internet caused by the U.S. government, the Department of Justice & #Leaseweb. A exclusão de dados tornou-se uma ameaça iminente desde que o Megaupload caiu. Com bens congelados e sem dinheiro para pagar as contas, era inevitável que os servidores do Megaupload fossem limpos para serem usados para outra coisa. É surpreendente que tenha demorado tanto. Ainda existem muitos servidores do Megaupload por aí, mas o futuro deles não deve ser diferente. Você provavelmente não vai conseguir as suas coisas de volta – mas quem mandou guardar cópias únicas de dados valiosos no Megaupload? |
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Posted: 19 Jun 2013 12:56 PM PDT
O Facebook está aos poucos adicionando novos recursos no sistema de comentários de posts. Depois de respostas e emoticons, agora você pode também comentar com imagens.
Agora, um pequeno ícone de câmera aparece no canto direito da caixa de comentário, e você pode enviar imagens do seu computador para elas aparecerem com destaque nos comentários do post. No entanto, o Facebook não aceita gifs animados, e isso vale para as fotos em comentários. Para enviar fotos, você precisa estar na versão de desktop ou no site móvel do Facebook – no caso da versão para web móvel, o ícone para postar imagens aparece na parte esquerda da caixa de comentários, e você pode escolher entre fotos que já estão no seu smartphone ou então tirar uma na hora com a câmera. Por enquanto, não é possível postar as imagens dos apps do Facebook, apenas ver as que foram postadas. As fotos em comentários começaram a ser liberadas hoje globalmente – se ainda não apareceram para você, devem aparecer logo. [The Verge] |
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Posted: 19 Jun 2013 12:11 PM PDT
É impressionante a forma como um pequeno dispositivo tecnológico pode mudar radicalmente o mundo em alguns poucos anos. Há algumas décadas, tudo mudou quando começamos a colocar computadores nas nossas casas, e isso mudou novamente quando passamos a guardá-los no bolso. Mas independentemente do quão revolucionárias essas inovações foram, elas foram incrivelmente rápidas. É uma observação comovente, e quem poderia falar melhor sobre isso do que Steve Jobs?
Neste vídeo recém-lançado – que está sendo usado para promover um documentário da Silicon Valley Historical Association – Jobs comenta o seu legado. Não como vai ser o legado, e sim como não vai ser. Ele diz que as suas criações não vão durar muito tempo, e se tornarão obsoletas em poucos anos. E é verdade – você reconhece o valor histórico de um Apple II, mas sabe que ele se tornou ultrapassado há muito tempo. Ninguém usa um desses computadores hoje em dia, ele não tem utilidade no mundo atual. E isso é válido para praticamente todos os gadgets que temos atualmente. Portanto, aprecie esses momentos de felicidade com seu iPad enquanto eles acontecem; no futuro, seus netos estarão ocupados demais com os holodecks e não terão vontade de ouvir suas histórias sobre o seu primeiro tablet. [EverySteveJobsVideo via TUAW] |
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Posted: 19 Jun 2013 11:20 AM PDT
Atualmente, a maior parte dos smartphones high-end com Android usa o processador Qualcomm Snapdragon 600, mas outro chip anunciado no começo deste ano deve começar a aparecer em breve em dispositivos: o Snapdragon 800. Agora, os primeiros benchmarks deste chip surgiram – e a sua GPU promete deixar os concorrentes para trás.
O AnandTech tem uma série de números comparando CPU e GPU do Snapdragon 800 com processadores como o Snapdragon 600, Apple A6 e A6X, e os Exynos 5 Dual e Octa, e eles foram analisados pelo Ars Technica. O que eles deixaram bem claro é que, por mais que a CPU seja apenas uma modesta atualização em relação à CPU do 600, a GPU é muito mais potente. Em primeiro lugar, os resultados de CPU: O Snapdragon 800 se mantém próximo ao desempenho do Tegra 4, mas não consegue superá-lo. Mas quando olhamos para a GPU, a história é bem diferente: Aqui, o 800 supera tanto o Tegra 4 quanto o A6X – o que é impressionante considerando que tablets com Tegra 4 ainda não foram lançados e a Apple geralmente está à frente da concorrência em gráficos. A única coisa a ser ponderada aqui – além da promessa de grande desempenho de GPU – é o consumo de energia. A Qualcomm alega que estará próximo ao que faz o 600, mas é bom duvidar um pouco disso – vamos esperar dispositivos serem lançados para conferir. [Anandtech via Ars Technica] Gráficos via ArsTechnica |
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Posted: 19 Jun 2013 10:42 AM PDT
Cuspir fogo parece perigoso – porque é, mesmo! – mas isso exige mais do que aparenta à primeira vista. Para fazer este truque com segurança, é preciso pensar sobre a ciência envolvida em cuspir fogo, e este vídeo explica o porquê.
Não se trata apenas de cuspir um pouco de combustível na frente de um bastão em chamas: é preciso considerar a volatilidade do combustível, o oxigênio do ar, e também acertar a técnica. O Dr. Tim Cockerill explica que usa um combustível específico para cuspir fogo. No entanto, mesmo se você jogar um fósforo aceso, ele não entra em chamas. Por quê? Isso acontece porque ele é pouco volátil: como ele evapora pouco e não se mistura tanto com o oxigênio – parte essencial da combustão – ele não pega fogo. Se o cuspidor usasse um combustível muito volátil, o fogo poderia voltar para a boca dele! Por isso, ele cospe o combustível de forma a criar uma fina névoa no ar. Aliado ao oxigênio e ao fogo, isso gera uma reação química que transforma hidrocarbonetos em CO2 e água, e uma bela explosão no ar. Nem precisa dizer que você não deve tentar isso em casa, certo? [YouTube] |
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Posted: 19 Jun 2013 09:56 AM PDT
Quando você é criança, tudo o que você precisa é de algumas pedras ou tijolos para transformar uma rua vazia em um campo de futebol. Mas, para promover suas novas chuteiras para quem joga nas ruas, a Nike se juntou à agência DoubleYou, em Madri, na Espanha, e desenvolveu uma forma melhor de criar um campo de futebol instantâneo usando o incrível poder de lasers.
Com um app, aspirantes a craques de futebol sem acesso a um campo de verdade podem solicitar a visita de uma unidade móvel que estará em Madri por um tempo curto. Quando ela chega ao local, um guindaste é usado para içar um projetor laser para o alto, criando um campo de futebol virtual onde quer que tenha espaço para um. Pequenas traves são colocadas para definir onde é o gol, e crianças podem jogar uma partida de futebol mesmo sem ter nada de grama por perto. |
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Posted: 19 Jun 2013 08:46 AM PDT
Por anos, eu enfrento o mesmo problema ao comprar laptops: quero algo com um chip gráfico razoável, que aguente rodar jogos, mas não quero um laptop gamer com aquele visual estranho. No Brasil, é difícil encontrar um desses, então é bom ver que a Lenovo lançou a série Z400 por aqui.
Alguns modelos desse laptop têm chip GeForce 635M com 2GB dedicados: não vai rodar Crysis 2 na resolução máxima, mas aguenta jogos bem melhor do que um chip integrado. Este será usado apenas para as tarefas cotidianas, o que economiza bateria. Os modelos com chip GeForce têm processador Core i7; sem o chip gráfico, você leva um Core i5. Todos são de terceira geração, mesmo agora que o Haswell já foi lançado. Os laptops também possuem 8GB de RAM e 1TB de armazenamento. A tela de 14″ possui resolução 1366×768 – o que, convenhamos, hoje em dia é pouco – e há a opção de touchscreen. Eu gosto do toque como um método adicional de interação: às vezes é mais fácil simplesmente tocar no que você quer; ninguém vai usar a touchscreen o tempo todo. Mas você pagaria até R$300 por esse adicional? Também há teclado retroiluminado nos laptops, além das portas que você esperaria (USB 3.0, HDMI etc.). O modelo com chip GeForce mais fino e leve tem 26 mm de espessura e 2kg – não é exatamente portátil, mas se você está mais preocupado com jogos, talvez isso não seja um problema. O IdeaPad Z400 e Z400 Touch chegaram às lojas pelos preços abaixo. Todos são fabricados no Brasil, em Itu (SP). [Lenovo Brasil] IdeaPad Z400 (sem touchscreen)
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Posted: 19 Jun 2013 07:30 AM PDT
No ano passado, surgiu a notícia de que seria feito um longa-metragem de Lego, com lançamento previsto para 2014. E é tudo verdade! O primeiro trailer com os bonecos Lego indica um enredo do tipo “o Escolhido salvará o mundo” – e está cheio de participações especiais.
Super-Homem, Mulher Maravilha, Tartarugas Ninja e Batman são apenas alguns dos famosos citados no trailer. Mas o filme será apenas para crianças? Ou terá um apelo para adultos também, apostando na nostalgia como em Detona Ralph? Resta ver qual faixa etária ficará mais entusiasmada. O filme usa uma técnica especial: parece stop-motion, mas na verdade é tudo feito por computador. O CGI está a cargo da empresa de animação Animal Logic, e o codiretor do filme é Chris McKay, que trabalhava com stop-motion em Frango Robô. LEGO – o Filme deve estrear no Brasil em 28 de fevereiro de 2014. Ansioso? [YouTube] |
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Posted: 19 Jun 2013 06:48 AM PDT
Duas equipes de físicos se depararam com uma estranha e nova partícula subatômica que é diferente de tudo que já vimos, e que poderia reescrever as regras da matéria.
Basicamente, cientistas descobriram uma partícula que simplesmente não se encaixa no modelo de física quântica existente hoje em dia. Pesquisadores da Organização de Pesquisas para Aceleradores de Altas Energias (KEK) no Japão, e do Instituto de Física de Altas Energias (IHEP) na China, estudaram uma partícula originalmente descoberta em 2005, chamada Y(4260). Como os físicos estão acostumados a fazer, eles colidiram elétrons e pósitrons para criar muitos Y(4260), que existe por apenas 10^-23 segundo antes se desintegrar em diferentes partículas subatômicas. Mas eles observaram algo estranho: um salto nos dados, de 3,9 gigaelétron-volts, que corresponde a cerca de quatro vezes a massa de um próton. Os dados sugerem que existe um novo tipo de partícula – atualmente conhecida como Z(3900) – feita de quatro quarks. Quarks são os componentes subatômicos que formam a maior parte da matéria em nosso universo. A maioria das partículas é composta por dois ou três quarks, unidas por forças geradas por partículas pequeninas chamadas glúons. O novo Z(3900), no entanto, parece ser composto por quatro quarks, ao contrário de qualquer outra partícula já observada. Há explicações alternativas: por exemplo, duas partículas de dois quarks talvez estejam interagindo tão forte que é impossível distingui-las. O próximo passo, então, é continuar produzindo partículas Z(3900), e estudar como elas decaem. Se forem realmente feitas de quatro quarks, seu comportamento também deve ser diferente de tudo que já vimos antes, e os físicos terão de mudar a maneira como pensam sobre a matéria. [Physical Review Letters via Wired] Imagem por SolarSeven/Shutterstock |
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Posted: 19 Jun 2013 06:06 AM PDT
Pessoas que perderam a mão podem, um dia, recuperar até a sensação do membro graças à DARPA e aos pesquisadores da Case Western University (EUA): eles criaram o que, para nós, era possível apenas na ficção científica.
O sistema FINE (eletrodo plano de nervos de interface) mostrou que uma prótese robótica pode fornecer sensação suficiente em cada dedo para devolver o tato a seu usuário – assim como Luke Skywalker. E como funciona? Basicamente, ele se entrelaça com os nervos restantes que ficaram intactos no membro, e assim fornece feedback sensorial direto. Então, ao invés de depender da visão para manejar a prótese robótica, o FINE permite sentir e tocar o que você quiser. Isto faz parte do programa RE-NET da DARPA, agência do governo americano que desenvolve tecnologias militares. Ele estuda a viabilidade e durabilidade de periféricos que se conectam ao sistema nervoso. Em outro estudo, pesquisadores do Instituto de Reabilitação de Chicago criaram e demonstraram um tipo diferente de interface, que é orientada pela visão. Conhecido como TMR (reinervação muscular dirigida), os nervos de membros amputados são religados para funcionar com os músculos já existentes, como no vídeo abaixo. Se isso soa familiar para você, é porque há um motivo: isto é basicamente o que aconteceu quando Luke perdeu a mão no final do Episódio V, e foi equipado com uma mão biônica. Incrível! A DARPA diz que continuará a avaliar as pesquisas do programa RE-NET até 2016. Esperamos que eles encontrem uma solução a longo prazo antes disso. [Darpa] |
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Gizmodo Brasil: Uma das maiores empresas de impressão 3D acabou de comprar a MakerBot
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